EXISTE DIFERENÇA ENTRE O SAGRADO E SANTO?

Pude ver nestes últimos dias em que vivemos uma era ou uma dimensão eclesiástica falida, dentro do que chamamos “igreja”; notei que para alguns, o que significa sagrado tem o mesmo valor ao que significa santo.
Diante destas duas palavras criou-se um paradoxo para mim, aquilo que os homens chamam de “SAGRADO” é apenas uma forma sutil de dizer que eles “os homens” canonizaram e idolatrizaram formas, ritos ou simplesmente mecânicas de fé. Já há algum tempo atrás, ficava intrigado como as pessoas diziam ser sagrados os altares, (que para mim não passa de palanque ou palco), as orações secretas de busca do poder divino feitas nas ante salas das igrejas, principalmente feita pelos grupos de louvores, onde só se sentiam qualificados a desempenhar o louvor se todos passassem por esta etapa e assim poder se jactar da presunção de ser divino; e poderia aqui discorrer inúmeras linhas sobre este tema, mais creio que fui o mais objetivo possível.
Quanto ao “SANTO” também notei que este atributo só pode ser dado, oferecido e transferido pelo Senhor, que nenhum tipo de barganha, troca ou atributo pessoal poderá ao homem ter o direto de se achar “santo”. Alguns irmãos que conheci se auto denominavam sumo pontífice das sagradas letras, mais não queriam de forma alguma encarar a Bíblia à partir de Jesus, e tê-lo como chave hermenêutica de sua transliteração.
Posto que alguns irmãos liam a Bíblia com o coração mais religioso do que nunca, e sempre encontravam um “Senhor” para tocar o terror nos menos avisados do Evangelho das Boas Novas.
Quando o Senhor Jesus disse: sejam santos como eu sou Santo, ele queria nos mostrar que o Evangelho não precisa de muletas para se tornar sagrado, ele queria que nós pudéssemos lê-lo à partir de Jesus que é Santo e entrou no santuário e no Santo dos Santos uma vez por todas; posso entender que a partir do ensino de Jesus ao dizer que os nossos olhos são as lâmpadas do corpo e se esses mesmos olhos forem bons, tudo o que vemos será bom.
Que possamos refletir com que tipo de olhos temos encarado as pessoas, os cultos, a própria Bíblia; se achamos que tudo isso é “sagrado”, ou se temos um SALVADOR, e MEDIADOR DE UMA NOVA E ETERNA ALIANÇA não da letra pois ela nos matará, mais de amor no Espírito.

Pense nisso!

No amor e na Graça!

Pr Cesar Luiz 05/04/2010.


Nenhum comentário: