ENTALAMENTO, COMO VOCÊ ESTÁ?

(Mateus 17:24-27) - "E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti".

Esta narrativa do Evangelho segundo Mateus nos mostra vários cuidados que Jesus tem por todos, aqui em destaque poderíamos analisar esta cena por vários prismas, entendemos que pessoas conhecidas ou do mesmo meio que vivemos estão sempre buscando em nós ou naquilo que cremos, algum tipo de deslize, ou falta, encontramos então cobradores de imposto na cidade de Cafarnaum, uma cidade litorânea que tinha como sua fonte geradora de renda e empregos a pesca, logo, eles não abordaram nenhum dos outros discípulos que estavam com Jesus senão, Pedro que era do ramo.

Por outro lado da mesma narrativa vemos Jesus cuidando do lado afetivo de Pedro, quando ele colocou dentro de sua alma a diferença entre filhos e estranhos, concretizando na mente de Pedro a autenticidade da paternidade de Jesus quanto a ele. Seguindo a sequência linear do texto podemos visualizar o amor que ele tinha até para aqueles cobradores que segundo o olhar de Jesus eram “pequeninos” capaz de ficar escandalizados, quanto a resposta de Pedro. Mais no final desta narrativa fica muito claro que o Senhor Jesus está com o controle de tudo em suas mãos, pois ele sabia que no mar que banhava o litoral de Cafarnaum estaria um peixinho que havia se entalado com um estáter, uma moeda de prata que valia quatro dracmas, o motivo em que este peixinho havia se entalado com esta moeda não sabemos, mais o que sabemos é que o Senhor Jesus conhece todos os peixes do mar e sabe qual deles está precisando de uma ajuda celestial. Você deve estar se questionando o que este texto tem haver comigo?
Mais pode ser que dentro do mar da sua alma pode haver um tipo de sentimento entalando todo seu ser, impedindo que você tenha uma vida plena, eu não sei o que tem entalado você; mais com toda a certeza eu sei que Jesus que conhece todos os peixinhos entalados dentro do mar pode estar usando estas linhas como anzol para que o Espírito Santo venha e desentale todo o seu ser.

Creia naquele que cuida de tudo, mesmo nas pequenas coisas Ele está cuidando de nós.

NEle, que dá mais valor aos homens do que a peixes e passarinhos, e cuida de todos!

Pr Cesar Luiz.